Lama de barragens atinge áreas a até 100 km de distância em MG

A lama liberada pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, atinge áreas a até 100 km de distância do local do acidente, ocorrido na tarde desta quinta-feira (5).
O rompimento das barragens de Fundão e Santarém liberou 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, que inundaram o distrito de Bento Rodrigues. Centenas de pessoas estão desabrigadas,uma morte foi confirmada e 13 funcionários da empresa estão desaparecidos.
Um vídeo feito pelo prefeito de Rio Doce, Silvério Joaquim da Luz, mostra que a água barrenta foi parar no rio que dá nome a cidade, afetando a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, em Santa Cruz do Escalvado. (veja no vídeo acima) Os rejeitos de mineração atingiram o rio do Carmo, que depois se encontra com o Piranga, formando o Rio Doce – um dos maiores rios do estado, que desagua em Linhares, no litoral do Espírito Santo.
O Serviço Geológico do Brasil emitiu um alerta de risco de enchentes para três cidades capixabas, onde a lama deve chegar na segunda-feira (9): Baixo Guandu, Colatina e Linhares.
Impacto ambiental
Para o prefeito de Rio Doce, o "desastre ecológico é ainda incalculável". "Há milhares de peixes mortos, quilômetros de matas ciliares destruídos, lama fétida e outras tantas toneladas de madeira boiando", disse Silvério da Luz. Em entrevista coletiva na tarde desta sexta, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse que cinco distritos foram atingidos: Águas Claras, Ponte do Grama, Bento Rodrigues, Paracatu e Pedras. A cidade de Barra Longa, a 70 km de Bento Rodrigues, também foi atingida pela lama.
Vítimas
A única morte já confirmada é de Claudio Fiuza, de 40 anos, empregado de uma empresa terceirizada da Samarco e que teve um mal súbito quando as barragens romperam.
Um corpo foi encontrado em Rio Doce, a 100 km das barragens, mas ainda não foi confirmado se é mais uma vítima do acidente.
Quatro feridos foram identificados, duas crianças e dois adultos. As crianças são Kaique Monteiro, de 2 anos, e Nicolas Webster, de 3. Os adultos foram identificados como Priscila Monteiro, cuja idade não foi divulgada, e Wesley Isabel, de 23 anos. Eles seriam moradores da região de Bento Rodrigues.
Mais de 200 pessoas da Guarda Municipal, dos bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Defesa Civil e da mineradora trabalham nas buscas. Centenas  de pessoas que estavam ilhadas em Bento Rodrigues já foram resgatadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário